Friday 20 November 2009

Bem vindo à minha lista de cédulas para trocas




Oi pessoal,

Primeiro vou falar um pouco de mim. Meu nome é Maurício Correia (como vocês já deverão ter notado), tenho 30 anos, sou casado (e muito bem) e sou diplomata brasileiro. Atualmente vivo no Equador com minha esposa, mas ano que vem (2010) nos mudamos para a Suíça.

Coleciono cédulas e moedas há quase 20 anos: o registro mais antigo que tenho da minha coleção data de quando eu tinha 12 anos, mas acho que eu já tinha uma coleçãozinha antes disso (nem me lembro mais). Embora ache moedas interessantes, já estou bem cansado delas e há bastante tempo me dedico apenas a cédulas. Se alguém tiver interesse em trocar cédulas por moedas, não teria problema nenhum em fazê-lo, mas o único complicador é que meu catálogo de moedas está estupidamente desatualizado (e apenas em português).

O motivo principal desse blog é divulgar minha lista de cédulas repetidas para troca. Espero que no futuro eu tenha tempo e disposição suficientes para fazer um blog decente, com toda minha coleção, dados sobre os países, as cédulas e as personalidades e locais nelas retratados, mas, enquanto não tenho, me contentarei com esse bloguinho chinfrin apenas com minha lista de repetidos.

Aqui vocês acharão meus dados de contato. Por favor, não hesitem em me escrever para qualquer dúvida, sugestão e, sobretudo, para me enviar sua lista de cédulas. Sobre trocas, acho importante fazer apenas algumas considerações:

• Dado que o correio é bastante caro (pelo menos aqui no Equador), e que eu tenho preços de referência geralmente mais baixos que preços de catálogo, trocas em valor baixo (isto é, de menos de 30, 40 dólares como referência) não valem muito a pena para mim.
• Se você quiser ter uma idéia de minha coleção, sugiro que entre no site http://colnect.com e procure minha coleção (mauriciocorreia). Nem tudo que tenho está lá, pois há várias cédulas que eles ainda não têm no banco de dados deles e que, novamente por preguiça ou falta de tempo, ainda não lhes enviei imagens escaneadas. Mas, de todas formas, o site dá uma idéia do que tenho.
• Coleciono cédulas verdadeiras de todos os locais e todas as épocas (excetuadas aquelas “de fantasia”, como da Disney, Antártica, Galápagos, etc...), mas prefiro cédulas já fora de circulação.
• Utilizo duas formas de cálculo para troca de cédulas. Para cédulas que já sairam de circulação, estabeleci um preço de referência para cada peça baseada nos preços de catálogos, no valor que paguei originalmente por ela e no valor em que a vejo ser normalmente comercializada.
• Para cédulas ainda em circulação, faço apenas trocas pelo valor de face, considerando o valor do câmbio oficial do dia da troca. No caso, troco cédulas de reais por cédulas de outros países considerando o valor do câmbio no dia. Acho que essa é a maneira mais justa e econômica de se fazer uma coleção de cédulas atuais, para todos. A única observação, importantíssima, é que, nesses casos, é muito importante que a cédula seja 100% Flor de Estampa, ou seja, nunca tenha sido circulada e não apresente absolutamente nenhuma dobra, mancha ou marca.
• Uma terceira fórmula que ofereço é trocar cédulas equatorianas de Sucres, que já não estão em circulação há quase 10 anos, (mas 100% FE), por cédulas em circulação de outros países (claro que desde que sejam também 100% FE). Nesse caso, considero o valor pelo qual consigo essas cédulas aqui no Equador para calcular o quanto, em dólares, seria necessário para que alguém de outro país trocasse comigo (em sua própria moeda) para eu entregar essas cédulas.
• Tenho uma lista de vários amigos com quem já troquei cédulas, e pretendo disponibilizá-la aqui, quando tiver um tempo. Se você for recomendado por algum desses amigos (ou seja, se já tiver trocado com essa pessoa), não tenho muito problema em enviar minha parte primeiro. Caso contrário, sou obrigado e pedir que, uma vez concordamos com a troca, você me envie primeiro.


Dito tudo isso, lhe convido para ver minha lista de cédulas repetidas. Todas as cédulas que não são FE estão escaneadas e, em caso de troca, será essa mesmo que você receberá. As imagens das cédulas FE, no entanto, podem não ser da cédula que tenho, pois fica bem mais rápido buscar a imagem na internet que escaneá-la. Nesse caso, no entanto, não há o que se preocupar, pois, sendo FE, a cédula estará em perfeitas condições, sendo que apenas o número de série (e, eventualmente, a assinatura) poderão ser diferentes.

Abraços e boa coleção,

Maurício André Olive Correia
mauricio_correia@yahoo.com

4 comments:

  1. Olha aqui, irmãozinho... se tiver sobrando manda umas pra cá. rsrsrs
    Ah, não vale... mal começou com o teu blog e já tem muito mais seguidores que eu. (???)

    Beijos e boa sorte.

    ReplyDelete
  2. Achei !!!!!!!!!!!
    que pena que não tenho nenhuma cedula!
    mas tenho muitas saudades
    bjs
    dia 25 / 09
    é aniversásri da Carol
    mas...eles estarão numa pousada p/ andar a cavalo
    te amooooooooooooooooooo

    ReplyDelete
  3. Maurício!!! Quanto tempo, meu amigo!!!
    Sou o João Branquinho AKA Joãozinho hahahahaha
    Quer dizer que ainda coleciona dinheiro hein...
    Estou muito contente que tenha se tornado um diplomata. Meus parabéns!!!
    Quando volta ao Brasil? Meu telefone é (11)9906-0478. Me ligue quando estiver aqui em sampa.
    Como está a sua família? Até hoje me lembro de nossos rolês de bicicleta, das broncas da dona Nena e você chamando minha mãe de Dona Minutinho. Hahahahaha. Quer dizer que você está casado... Nem conheço a sua moça ainda. Eu estou namorando, quem sabe a gente pode marcar alguma coisa para apresentarmos nossas caras-metades. Um grande abraço. João.

    ReplyDelete
  4. esqueci de colocar meu e-mail: jhbranquinho@gmail.com
    Abraço
    Joao

    ReplyDelete